Desde a reprodução de um bairro inteiro do Rio de Janeiro à
construção de verdadeiras redações de revista, a equipa de cenografia
buscou, por meses, referências reais para reconstruir o mundo da fama
dentro do Projac. Com direcção de Vinícius Coimbra e Amora Mautner,
autoria de Gilberto Braga, ‘Celebridade’ pode ser acompanhada todos os
dias às 22h00, no Globo On, canal 72 da ZAP.
Mais do que momentos marcantes na
trajectória dos personagens, as novelas da Globo são reconhecidas pelo
cuidado e carinho com que são produzidas. E com ‘Celebridade’, exibida
diariamente no canal Globo On, não seria diferente. Meses antes de a
novela começar a ser exibida, a equipa de produção já trabalhava em
detalhes fundamentais. Além do talento do elenco e de figurinos que
viram moda, a cenografia é um dos elementos mais relevantes para se
contar uma história recheada de emoção. Retratando o mundo da fama,
‘Celebridade’ merece destaque não apenas pelo enredo, mas também pelos
cenários impecáveis, produzidos após longos estudos, para que o público
se sinta dentro da trama.
Numa pesquisa de dois meses nas ruas e
vizinhança do bairro carioca Andaraí, a equipa de cenógrafos reuniu
elementos típicos dessa zona para compor um dos espaços mais importantes
para a novela. Com o propósito de “simular” uma rua de 200 metros,
foram construídas fachadas inteiras de oito prédios – que abrigam os
diversos personagens – um campo de futebol, uma banca de jornal, dois
bares e um casarão abandonado. Até um autocarro real faz parte do
cenário para dar veracidade à história. De acordo com o director de arte
Mário Monteiro, responsável pelos cenários da novela, a cidade foi a
primeira do Projac a ser construída em proporção real.
Para as redacções das revistas “Fama” e
“Palavra e Contemporânea”, a equipa de cenografia de ‘Celebridade’ fez
uma viagem pelo mundo das redacções, mais especificamente pela conhecida
imprensa “cor-de-rosa”. Na redacção “Fama”, onde trabalham os
repórteres Joel (André Barros), Vitória (Deborah Lamm) e o paparazzi
Ivan (Marcelo Laham), integrantes da editoria coordenada por Renato
Mendes (Fábio Assunção), foram criados vários exemplares da revista
fictícia, obra da equipa de produção de arte.
Já nos escritórios da empresária Maria
Clara Diniz (Malu Mader) e de Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), o que
marcou a diferença foi a idealização de logomarcas das produtoras “Mello
Diniz” e do “Grupo Vasconcelos”, assim como toda a ambientação do spa
em Angra e dos outdoors da cidade cenográfica, relacionados às marcas.
Um deles, curiosamente, mostra Maria Clara e um perfume da linha de
cosméticos Summer Spell, da qual a empresária é modelo.
إرسال تعليق